Atrativos Turísticos

O que visitar em Araponga ?

Não perca essa Oportunidade!!

Pedra Redonda

A Pedra Redonda enorme maciço com cerca de 1.572 metros de altitude; guarda histórias do tempo do desbravamento e povoação das Minas Gerais. Contam os moradores do lugar que a Pedra servia de orientação aos Bandeirantes que passavam pela região à procura do Ouro.

 Distância saindo do Centro da Cidade: 5Km

  • Tempo: Média de 13 Minutos até a parte baixa da pedra de carro.
  • Caminhada, partindo da parte baixa da Pedra até o topo: 1 hora

Pedra do Cruzeiro

É o mirante da cidade, com uma vista panorâmica de 360 graus para a Serra das Cabeças e para a Cidade , o local é um ponto de referência para contemplar um lindo pôr-do-sol. Com seus 1.310 metros de Altitude o local tem visita constantes de moradores da cidade. Em 1886 foi colocado uma Cruz no alto da Pedra que ficou denominada Pedra do Cruzeiro.  

Distância saindo do Centro da Cidade: 2,5 Km

  • Tempo: Média de 20 Minutos até no topo da Pedra de Carro.
  • Caminhada, partindo da Praça do Rosário:1h e 30min

Serra das Cabeças

A Serra das Cabeças é um conjunto de três afloramentos rochosos, um deles recebe o nome de Mamute; outro é eventualmente chamado de Índio ou Chinês. A serra está localizada na area do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro com seus 1.853 metros de altitude. Do topo da pedra tem uma vista panorâmica linda, avistando trilhas e pontões do parque.

Distância saindo do Centro da Cidade: 6 Km

  • Tempo: Média de 15 minutos até a comunidade (Pousada Serra D’água)  
  • Caminhada, partindo da Pousada média de 2h e 30 Min.

Pico do Boné

O Pico do Boné, é o famoso atrativo do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro , quem visita a região se encanta com sua formação, destacando pela aparencia de boné. Com seus 1.870 metros de altitude, seu cume é formado por um pequeno platô onde predomina uma vegetação constituida por gramíneas, pequenos arbustos e diversas bromélias de flores vermelhas. O pico do boné é um dos atrativos mais visitados  do parque , com uma vista maginifica de 360º tem uma vista previlégiada do Pico do Soares, Pedra do Pato (Campestre) , do Distrito de Bom Jesus de Madeira e do mar de montanhas e picos. A trilha tá com acesso livre até o Mirante , no ponto de chegada esta intertida devido erosão e risco de queda Para subir na pedra precisa de autorização da gerência do Parque.  

 Distância saindo do Centro da Cidade: aprox. – 16 Km

  • Tempo: Média de 35 minutos até a comunidade (Pousada Remanso / Restaurante Pico do Boné / Vale das Luas) 
  • Caminhada, partindo da Pousada média de 3h.   

Pedra do Campestre (do Pato)

A Pedra do Campestre conhecida como Pedra do Pato, está entre as divisas de Araponga e Fervedouro, é um dos pontos mais altos do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, com seus 1.908 metros de altitude, seu nome se deve a uma formação rochosa de coloração esbranquiçada que lembra a figura de um pato. Essa formação pode ser avistada da Trilha do Carvão, Pico do Boné e na região de Fervedouro. Do topo da pedra a vista Panorâmica é deslumbrante, avistando diversas cidade no período noturno, com três pequenas piscinas naturais que escorre pela pedra formando uma vista deslumbrante,  no dias chuvosos surgi uma cachoeira destacando a beleza da pedra. Para subir na pedra precisa de autorização da gerência do Parque.  

Distância saindo do Centro da Cidade: aprox. – 14 Km

  • Tempo: Média de 40 minutos até o ponto inicial da trilha.   
  • Caminhada, partindo do Início da Trilha,  média de 4h.

Pico do Grama

Localizado a 500m de distância da Sede do Parque, com seus 1.561 metros de altitude, percorrendo a trilha de 800 metros, entre árvores, arbustos  é possível chegar ao cume do pico. Com uma vista privilegiada possa contemplar a linda paisagem da trilha do Muriqui, da sede administrativa do Parque e dos Picos do Boné e Soares, de lá, a vista é o atrativo de altitude mais alta das cachoeiras do Município. Acesso ao Pico é por trilha autoguiada, com grau de dificuldade médio,   visitação nos horários de funcionamento da sede do parque de Segunda à Domingo de  08:00h às 17:00hs.

Distância saindo do Centro da Cidade: 12km

  • Tempo: Média de 35 Minutos até a Sede do Parque
  • Caminhada, partindo da Sede até o topo: 1h e 20min.

Pico do Soares

O pico mais alto do Parque Estadual da Serra Brigadeiro com seus 1.985 metros de altitude, próximo ao pico existe um ponto que oferece uma  melhor apreciação da natureza em seu entorno, avistando o Rochedo, Picos e vales. Nos dias de céu claro  é possível avistar a Serra do Caparaó. Para chegar até o topo tem o acesso via Fazenda do Brigadeiro na Trilha da Laje ou pela região de Fervedouro na Trilha das Piscinas Naturais, percorrendo média de quatros horas e meia. Para conhecer o atrativo é recomendada autorização da sede do Parque e acompanhado por guias da região.

Distância saindo do Centro da Cidade até a Fazenda do Brigadeiro : 22km

  • Tempo: Média de 40 Minutos
  • Caminhada, partindo da Fazenda do Brigadeiro  até o topo: 4h e 30min.

Cachoeira São Domingos

Esta belíssima cachoeira possui a queda mais alta das cachoeiras do Município. Próximo a Fazenda Nossa da Conceição a Cachoeira.  Lugar que a Pedra servia de orientação aos Bandeirantes que passavam pela região à procura do Ouro. (Caminho de Acesso Fechado até o Momento)  

Distância saindo do Centro da Cidade:9Km

  • Tempo: Média de 25 Minutos de carro.

Cachoeira da Laje ( do Boné)

Esta cachoeira com várias quedas está situada em um vale da APA –  Área de Proteção Ambiental , entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, com linda vista para o Pico do Boné. A paisagem em sua volta é composta por diversas cadeiras de montanhas, que abrigam a fauna e flora da Mata Atlântica. A parte superior da cachoeira é formada por uma piscina natural, toda em pedra, que inicia uma queda de aproximadamente 50 metros de altura.

Distância saindo do Centro da Cidade: 15Km

  • Tempo: Média de 30 de carro.

Cachoeira da Racha

Localizada aos pés da Serra das Cabeças, com fácil acesso , é a principal atração para os turistas próximos a Pousada Serra D’água e o Restaurante Café na Serra. A Cachoeira tem um pequeno poço para nadar onde forma uma vista encantadora para belíssimas fotos. Seguindo a estrada Araponga para a Sede do Parque Estadual do Brigadeiro, segui a placa indicando a cachoeira.

Distância saindo do Centro da Cidade: 7Km

  • Seguir a placa, deixar com Carro próxima a segunda ponte.
  • Tempo: Média de 15 de carro.
  • Caminhada da Ponte até a Cachoeira: 10 Minutos

Trilha do Carvão

A Trilha do Carvão é a trilha de travessia mais famosa do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, entre o percurso da trilha tem um chassi da carreta abandonada na época de extração de carvão na década de 60. A Trilha Possui 6,7 km de extensão no percurso de vegetação rasteira com linda passagem e conexão com a natureza, ao caminhar pela trilha tem o privilegio de ouvir o canto do pássaro Araponga. Companhia Belgo Mineira, um chassi de carreta foi abandonado na trilha, ficando um marco dessa história. Para caminhada de grupos maiores, solicitar a autorização da gerência do parque.

Distância saindo do Centro da Cidade até inicio da trilha: 15Km

  • Tempo: Média de 35 Minutos.
  • Caminhada, partindo do ponto inicial até no final da Trilha : 4h

Trilha do Muriqui

A trilha pode ser percorrida com propósito educativo, pois tem como tema a biodiversidade da Mata Atlântica, com destaque para as plantas medicinais e outras espécies da flora e da fauna. Nesse passeio, há uma grande possibilidade do visitante ver os muriquis. Uma trilha de curto trajeto, mas encantadora pela sua beleza natural. Trilha autoguiada, com grau de dificuldade baixo, visitação nos horários de funcionamento da sede do parque de Segunda à Domingo de  08:00h às 17:00hs.

Distância saindo do Centro da Cidade: 12km

  • Tempo: Média de 35 Minutos até a Sede do Parque
  • Caminhada, partindo da Sede :35 Minutos

Trilha do Encontro

Caminhar na trilha do encontro proporciona uma conexão com a mata atlântica através de uma experiência de vivência corporal e de privação dos sentidos onde são explorados diversos tipos de interações, sensações, aromas e experiências. Durante o percurso, pode-se ver inúmeras espécies da flora regional, destaque para os muricis de pequeno porte, árvores graciosos, sobretudo quando estão floridas. Finalizando essa trilha na estrada interna do parque possa ser visto o forno que produzia carvão, hoje desativado. Parte dessa trilha foi uma estrada utilizada para puxar a madeira usada na fabricação de móveis e na produção de café.  A trilha possui 400 m de extensão e está a 100 m da sede. Trilha autoguiada, com grau de dificuldade baixo, visitação nos horários de funcionamento da sede do parque de Segunda à Domingo de  08:00h às 17:00hs.

Distância saindo do Centro da Cidade: 12km

  • Tempo: Média de 35 Minutos até a Sede do Parque
  • Caminhada, partindo da Sede :35 Minutos

Trilha da Lajinha

Durante a caminhada, pode-se observar a biodiversidade da mata Atlântica. No final do percurso há um jardim de bromélias em uma laje de pedra. No período chuvoso, alguns trechos ficam muito escorregadios, por isso, necessitam de maior atenção durante a caminhada. Grau de dificuldade: baixo. A trilha autoguiada possui cerca está a 100 m de distância, com grau de dificuldade baixo, visitação nos horários de funcionamento da sede do parque de Segunda à Domingo de  08:00h às 17:00hs. 

Distância saindo do Centro da Cidade: 12km

  • Tempo: Média de 35 Minutos até a Sede do Parque
  • Caminhada, partindo da Sede :30 Minutos

Trilha da Laje do Ouro

Caminhar pela trilha é contemplar e conectar com a biodiversidade da Mata Atlântica, no percurso da trilha em mata fechada, avistam lindas bromélias, árvores, flores, além do som do rio do ouro que percorre por cachoeiras e cascatas. Num ponto da trilha, chega até a Cachoeira da Laje do Ouro que destaca pelas suas águas cristalinas. A trilha da laje do Ouro tá próxima a Fazenda do Brigadeiro no norte do Parque, onde constantemente encontra-se Guarda-Parque para fazer o controle de visitação.  

Distância saindo do Centro da Cidade: 22km

  • Tempo: Média de 40 Minutos até a Fazenda do Brigadeiro
  • Caminhada, partindo da Sede : 40 Minutos

Fazenda do Brigadeiro

  Construída há mais de 70 anos, no estilo neocolonial, o Casarão da Fazenda do Brigadeiro foi ponto de referência na época de extradição de madeira e produção de carvão.  A fazendo que é um Patrimônio Histórico chama atenção de visitantes por suas histórias e estruturas existentes. A fazenda está localizada no Norte do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Constantemente encontra-se Guarda-Parque para fazer o controle de visitação.  

Distância saindo do Centro da Cidade: 22km

  • Tempo: Média de 40 Minutos até a Fazenda do Brigadeiro

Fazenda Nossa Senhora da Conceição

Construída em 1852 a fazenda foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Araponga, preservando sua historia centenária.

Distância saindo do Centro da Cidade: 9km

  • Tempo: Média de 35 Minutos até a Fazenda

Fazenda Neblina

A Fazenda Neblina, antiga construção colonial, foi reformada e transformada em casa de hóspede na Sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Localizada próxima a mata a fazenda, durante boa parte do ano fica imersa em serração, dando um visual todo especial.

Distância saindo do Centro da Cidade: 12km

Túneis de Mineração

São antigas Minas de Ouro , construídas por escravos no ciclo do ouro, formadas por túneis de até 20 metros de profundidade. Os túneis tem uma relevância na história de Araponga, ligada ao ciclo do ouro e na Revolução de 32. Localizado a 3500 metros do final da Rua Sebastião Lucílio de Assis é um local de constante visitação de moradores e turistas. 

Distância saindo do Final da Rua Sebastião Lucílio de Assis: 350m

  • Tempo: Média de 20 Minutos

Água Santa

Nascente de água onde ocorre romaria há mais de 100 anos, principalmente durante a semana santa. Segundo crença popular a água tem poder curativa e muitas pessoas recolhem frascos de água para utilizar como remédio. Na quinta-feira da Semana Santa acontece a Caminhada da Fé , saindo da praça de Araponga até a Água Santa , percorrendo um caminho de aproximadamente 20km.  

Distância saindo do centro da cidade: 20km

  • Tempo: Média de 40 Minutos de Carro
  • Caminhada: Média de 4 horas  

 

Altar Nossa Senhora da Conceição

Confeccionado em madeira composta de cinco peças, madeira recortada, encaixada e policromada. Possui um rico trabalho ornamental de relevo na madeira, características da arte barroca, com o uso de elementos côncavos e convexos, criando movimento na peça. O Altar Nossa Senhora da Conceição em 2002 foi tombado com Patrimônio Histórico e Cultural de Araponga. 

Distância saindo do centro da cidade: 1km

  • Tempo: Média de 3 Minutos de Carro
  • Caminhada: Média de 10 Minutos

Capela Senhor dos Passos

A Capela é bem singela, uma estrutura simples, mas carregada de significados para comunidade. Em 2002 a capela foi inventariada pelo município. A capela resguarda no seu interior o Altar de Nossa Senhora da Conceição, bem tombado com Patrimônio Histórico e Cultural de Araponga

Distância saindo do centro da cidade: 1km

  • Tempo: Média de 3 Minutos de Carro
  • Caminhada: Média de 10 Minutos

Parque Estadual Serra do Brigadeiro

O Parque é uma das mais importantes reservas naturais de Minas Gerais, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce. Caracterizado pela Floresta Atlântica de Encosta e por Campos de Altitude, o Parque possui importância vital na preservação destes dois biomas. A Serra é considerada um paraíso botânico, por abrigar espécies raras e ainda não catalogadas pela ciência. No Parque existe uma neblina, que se mantém quase o ano todo encobrindo as serras e picos.

Distância saindo do centro da cidade: 11km

Tradução
Pular para o conteúdo