Café !
A história do
Café...
A cafeicultura de Araponga em sua maioria é composta por cafés de montanha, altitude variando de 900 a 1700 metros e predominância de agricultura familiar.
Araponga está localizada abaixo de um maciço de mata atlântica, o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, que mantém a temperatura média da região entre 18ºc a 22ºc.
O solo do município é privilegiado pela sua estrutura e fertilidade orgânica somando a excelente precipitação anual, girando de 1200mm a 1500mm. Tais condições são os principais fatores que favorecem a produção de cafés especiais.
A colheita é feita manualmente e o processamento é feito por via seca ou via úmida onde o café é lavado, descascado ou despolpado, separando o café verde, maduro e boia e secado em terreiros de cimento ou suspenso, onde todos os cuidados são feitos rigorosamente para que o café não perca a qualidade oriunda da lavoura. Após a seca o café é beneficiado através de máquinas, dessimétrica e eletrônica, e daí comercializado no mercado nacional e internacional.
Os cafés de Araponga estão entre os melhores do Mundo, comprovado através de premiações em vários concursos a nível regional, estadual, nacional e internacional o que vem garantindo preços diferenciados e atrativos aos nossos produtores que a cada dia vem sendo motivados por parcerias e novas técnicas garantido a qualidade de seus cafés.
E você já experimentou o café de Araponga?